sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

2º Mandamento da Mulher de Deus - Ela é sábia


"A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba." ( Provérbios 14.1)
A Bíblia ensina que a mulher sábia edifica a sua casa. Que tipo de sabedoria poderia habitar em uma mulher que poderíamos chamar de "modelo"?
Seria a capacidade intelectual? O amor? A dedicação á casa? Aos filhos? Ao marido? O que realmente a diferencia da mulher de Deus?
No que diz respeito à mulher sábia, a Bíblia faz referência àquela que utiliza mais da razão do que da emoção.
Estudos sobre relações humanas mostram que o homem tende a ser mais racional, enquanto a mulher geralmente é mais emocional. Biblicamente falando, tem sentido, pois na tentação o diabo não investiu contra Adão, e sim contra Eva. E por que? Por ela ser uma criatura mais fragilizada às emoções. Satanás percebeu a fraqueza da primeira mulher e, por isto, ele a tentou! Utilizou-se apenas da palavra de dúvida para estimular a curiusidade. E esta, uma vez concebida, levaria imediatamente Eva a desobedecer a Deus. A sabedoria da mulher, está na sua racionalidade, porque as suas decisões são tomadas de acordo com a fé inteligente, e não a emocional. A mulher insensata permite que os seus sentimentos controlem a sua vida, aniquilando qualquer vestígio de fé. As suas emoções falam alto no seu coração, a ponto de confundir o seu raciocínio, fazendo o certo parecer-lhe errado. A mulher determina o humor e o clima dentro do seu lar. Tudo o que ela fizer vai trazer resultado, quer seja bom ou mau. A mulher é comparada a um soldado que não pode desistir no meio da guerra, ela é fiel e permanece firme no lar, até que este seja bem estabelecido. Nem o tempo a faz desanimar, pois ela vive pela fé, que nos faz enxergar além de quaisquer circunstâncias.
O carácter emotivo é característica marcante nas crianças, pois elas não pensam, agem, motivadas apenas pelos sentimentos momentâneos. A mulher sábia é virtuosa e os seus pensamentos estão de acordo com os pensamentos de Deus, antes de agir ela medita, pesa e avalia as suas atitudes. Desistir não é opção para a mulher sábia. Afinal, ela é uma guerreira, uma mulher de Deus. A mulher solteira também está inserida neste contexto. Pois a Palavra de Deus não diz que " a esposa sábia edifica a sua casa", e sim "a mulher sábia".
Podemos dizer, então, que enquanto a mulher sábia, racional edifica a sua casa, a mulher insensata, emotiva, com as próprias mãos a derruba. A nossa família depende muito daquilo que nós somos dentro de casa. As nossas atitudes vai levar a nossa casa á benção ou á perdição. Cabe a nós mulheres usarmos a sabedoria de Deus.
Autor Desconhecido

Sem comentários:

Enviar um comentário