segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Ingratidão


A pessoa que vive ao lado de um ingrato sofre. Mas sabes quem viveu ao lado de um ingrato e não sofreu com isso? Foi o Senhor Jesus. Jesus viveu ao lado de Judas que foi salvo por Jesus, amado por Ele e mesmo Jesus sabendo que ele era o traidor, lavou os seus pés. Mas Judas foi infiel, ele no fundo foi ingrato. Mas já reparou que mesmo assim Jesus não o rejeitou? E sabe porque?
Meninas, Jesus ele não se iludia com as pessoas. Ele não gerava expectativas em relação às pessoas porque Ele conhece cada um de nós e Ele  ama sem se iludir e foi por isso que Ele não rejeitou Judas porque Ele já tinha visto a ingratidão no coração de Judas e sabia o que esperar dele, apenas traição e ingratidão.

Será que é isso que Deus apenas tem esperado de ti? Ingratidão, engano, falsidade, etc...? Ele te conhece e sabe o que vai no teu coração. 

É claro que Jesus se entristeceu com a atitude de Judas, mas não se iludiu, não se decepcionou porque Ele já estava preparado para ser traído e sabia com quem estava lidando.

Muitos "Judas" vão aparecer no seu caminho e no meu também. Mas temos que aprender a lidar com eles e não deixar que eles tirem a capacidade de acreditarmos nas pessoas e nas suas mudanças. Não pudemos deixar que esses "Judas" nos façam tornar no "Judas".

Quando nós olhamos para nós próprias e, sem medo de sermos rejeitadas, percebemos quantas pessoas nos amam e nunca nos deixaram, mesmo sabendo de todos os nosso defeitos, nasce em nosso coração uma enorme gratidão. Nós, seres humanos, somos assim: quando percebemos as nossas limitações, temos medo que os outros percebam e nos rejeitem por causa das nossas falhas e defeitos.

A gente nunca vai conseguir esconder os nossos defeitos. Eles sempre vão aparecer. Vão aparecer em momentos de fraqueza, de nervosismo, enfim. Mas não tenhas medo de mostrar quem és, porque assim te darás a conhecer às pessoas e não decepcionarás ninguém. Por isso é bom que nos relacionamentos haja transparências, para evitar as ilusões e para não criarmos nas pessoas expectativas falsas a nosso respeito.

Sabe qual é a única forma de vencer a ingratidão?

Faça para Jesus. Ele não tem um coração ingrato e sabe porquê? Porque Ele não te rejeita. Ele conhece o teu coração. Ele sabe o que está dentro de ti, quando fazes com amor, quando cuidas, Ele conhece a tua intenção, porque Deus vê como o homem não vê e isso é o que importa.

Querida, tenha um coração grato. Por mais que seja difícil, começa a exercitar hoje. Talvez estejas perguntando "Mas como?" 

Agradece a Deus, em primeiro lugar, por Ele te ter criado. Agradece por Ele te ter tirado do fundo do poço, desse mundo podre. Agradece a Deus pelas lutas que tens passado porque te têm ajudado a crescer a amadurecer e têm te ensinado. 

Agradeça aos seus pais que sempre te criaram, sempre deram o melhor deles para ti. Por mais que tenham tido falhas e erros, mas sempre se esforçaram para te dar o melhor. Chegue ao pé deles e diga "Obrigado por tudo o que fizeram por mim!".

Agradeça às suas obreiras que sempre te falaram a verdade, por mais que te tenha deixado triste, mas sempre estão do teu lado. Agradece aquela obreira que mesmo quando você foi mal educada ela te compreendeu e te mostrou o caminho. Agradeça pela paciência que elas tiveram contigo e pelas palavras de força quando estavas em baixo.

Agradeça ao motorista do autocarro, agradeça ao empregado que te serviu um café, uma refeição, nas coisas mais simples do eu dia-a-dia. Não importa, seja grata.

Mas Ana, e se eu for grata mas não vir retorno? Não importa, vocês está fazendo para Deus. Não faças esperando receber algo em troca ou um agradecimento de alguém. Ele está a ver as suas atitudes e Ele é justo e fiel e Ele te dará a recompensa eterna. Faça para os outros como gostarias que fizessem contigo.

A  única forma de vencer a ingratidão é agradecendo.

Na fé.


Sem comentários:

Enviar um comentário